Alterar a configuração do Automatic Restart Sign-On (ARSO)
Em dispositivos com Windows 10 1903+, Automatic Restart Sign-On (ARSO) é uma função do Windows projetada para permitir que um usuário faça login automaticamente após uma reinicialização do sistema, especialmente após a instalação de atualizações.
O Windows armazena temporariamente as credenciais do usuário no Gerenciador de Credenciais e as utiliza para restaurar a sessão sem necessidade de intervenção manual. No entanto, para manter a segurança, mesmo que a sessão seja restaurada automaticamente, o dispositivo permanece bloqueado e requer que o usuário o desbloqueie com seu PIN, senha ou autenticação biométrica antes de acessar completamente o sistema.
Esta funcionalidade pode fazer com que apareçam sessões na visualização de sessões como se estivessem estabelecidas, quando na verdade não há um usuário trabalhando no dispositivo. Para evitar isso, é possível desativar o ARSO.
Modificar a configuração do ARSO em um dispositivo
Para desativar o ARSO existem as seguintes opções:
GPO
Configuração do Computador -> Modelos Administrativos -> Componentes do Windows -> Opções de Entrada do Windows
Edição do registro
HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System\DisableAutomaticRestartSignOn = 1 (DWORD)
Política do Intune
- Plataforma: Windows 10 e posterior
- Tipo de Perfil: Modelos Administrativos
- Caminho:
\Componentes do Windows\Opções de Logon do Windows
Mais informações: https://learn.microsoft.com/en-us/windows-server/identity/ad-ds/manage/component-updates/winlogon-automatic-restart-sign-on--arso-#policy-1