Monitorar
Monitor é um módulo de monitoramento baseado no Grafana Cloud, que permite ver graficamente as informações obtidas a partir do Workspaces e Analyzer. Consulta os dados das APIs e os mostra em gráficos personalizados para uma boa gestão da informa ção. Sua principal função é ajudar a monitorar e analisar diversas fontes de dados em tempo real, facilitando a interpretação e o acompanhamento dos sistemas e aplicativos.
Monitoramento de sistemas e aplicativos
Monitor supervisiona sistemas e aplicativos. É capaz de monitorar o estado e desempenho dos dispositivos vinculados ao Workspaces, bem como os aplicativos instalados neles.
Visualização de dados em tempo real
Com Monitor é possível ver todas as informações do Workspaces e dos aplicativos em tempo real. Permite definir intervalos de tempo específicos para cada dashboard a fim de enfatizar momentos pontuais. Também ajuda a identificar e prevenir erros enquanto ocorrem e a analisar incidentes por intervalos de tempo.
Análise e relatórios
Uma das características chave do Monitor é sua capacidade de analisar detalhadamente os dados e gerar relatórios automáticos. Isso é útil para entender como os recursos funcionam, tomar decisões informadas e melhorar a eficiência.
Fontes de dados
Monitor é capaz de se integrar a múltiplas fontes de dados. Essa funcionalidade permite agregar e visualizar informações provenientes de diferentes ferramentas. Atualmente, ao obter dados do Workspaces e Analyzer, é capaz de fornecer uma visão completa dos sistemas e aplicativos, integrando as consultas para observar um dado específico. Com essa integração, são obtidos diversos benefícios, como a centralização das informações, sua correlação e a flexibilidade na hora de graficá-las.
Painéis de controle (dashboards)
As funcionalidades mais potentes do Monitor são seus dashboards, que permitem visualizar, analisar e monitorar dados de uma maneira mais eficiente, criando painéis cuja função é mostrar na tela as informações obtidas das fontes.
Esses painéis não apenas mostram os dados em gráfico, eles também oferecem interatividade com o usuário, permitindo explorar a informação, aplicar filtros e ajustar o intervalo de tempo para analisar tendências ou padrões.
Algumas funcionalidades dos painéis de controle:
- Personalização completa
- Visualização interativa
- Compartilhar e colaborar
Alertas e notificações
São configurações que monitoram uma métrica específica e enviam avisos quando esta atinge um limite predefinido. Essa característica permite estar informado em tempo real sobre eventos importantes e tomar medidas quando necessário, facilitando a intervenção e minimizando o impacto de possíveis problemas antes de se tornarem incidentes críticos.
Gestão de usuários e permissões
A gestão de usuários e permissões permite controlar quem pode acessar os dashboards, quais ações os usuários podem realizar ou limitar o acesso a certas fontes de dados, ajudando com a segurança e integridade das informações.
Algumas funções-chave na gestão de usuários e permissões:
- Grupos de usuários: permite a gestão de usuários por grupos, facilitando a gestão de permissões a nível grupal.
- Controle de acesso a dashboards e pastas: as permissões podem ser configuradas a nível de pasta ou dashboard, permitindo um controle sobre quem pode acessar certas informações.
Acesso ao Monitor
'Monitor' pode ser acessado em Portal. Clicando no módulo, você será redirecionado para a página de LogIn:
- Selecione a opção
Sign In
para iniciar sessão. - Insira usuário e senha.
Navegação
Para acessar todos os gráficos disponíveis e navegar por eles, deve-se selecionar Dashboards
-> Monitoring
.
É possível configurar ou gerenciar os relatórios automáticos ou sob demanda acessando Dashboards
-> Reporting-Reports
.
Dashboards por padrão
Há cinco gráficos predefinidos que permitem administrar diferentes características do ambiente:
- Enfoque técnico
- Erros de aplicativos do Windows
- Inventário e consumo de aplicativos
- Inventário e consumos dos dispositivos
- Segurança
É possível adaptar ou criar gráficos sob medida dependendo do enfoque ou uso.
Casos de uso
A seguir, são apresentados uma série de casos de uso como exemplo para descrever as possibilidades do Monitor.
Monitoramento do uptime
Se precisa garantir que os computadores cumpram as políticas de uso, monitorando o tempo de funcionamento e o tempo de início de sessão dos usuários.
Com Monitor, é possível criar gráficos detalhados que mostram o tempo de funcionamento de cada computador e o tempo de início de sessão do usuário. Além disso, oferece a opção de aplicar filtros para uma visualização clara e detalhada dos computadores que mostrem elevados tempos de funcionamento ou de gerar um relatório periódico com esses dados. Tudo isso é útil se a organização precisa garantir que seus computadores cumpram as políticas de uso.
Supervisão de aplicativos
Precisa controlar o consumo nos computadores, monitorar o uso de um grupo de aplicativos ou de um aplicativo específico.
Monitor cria gráficos que coletam informações sobre o consumo, o uso de aplicativos, versões, etc. Graças aos dashboards do Monitor, é possível ter uma visão geral do uso dos dispositivos para saber como agir com base nos resultados da análise.
Avaliação do impacto ambiental
Dado o número significativo de cópias realizadas por impressora no último mês, é necessário monitorar e gerenciar o impacto ambiental associado a essas atividades, e assim tomar medidas para reduzir a pegada de carbono gerada pelas impressoras.
Ao obter os dados do Green IT é possível criar painéis de monitoramento e gerenciamento que permitem ver a análise do impacto ambiental criado, levando em consideração fatores como cores, impressões em preto e branco, horário de ativação do equipamento, etc.