Pular para o conteúdo principal
Versão: 24.10

Execução programada de microsserviços

Os microsserviços permitem realizar ações (consultas ou correções) nos dispositivos. Podem ser executados de forma programada através dos fluxos (Flows), do Portal, que permitem executar microsserviços de forma condicional; uma dessas condições pode ser verificar se uma condição temporal é satisfeita.

Para programar a execução de um microsserviço:

  1. Clique na opção Flows do Portal, no menu à esquerda.
  2. Uma vez lá, crie um novo fluxo clicando no botão + Novo. Ou selecione um fluxo existente, caso deseje modificá-lo.
  3. Preencha os campos do fluxo. É importante saber se o fluxo será executado a nível de sistema operacional ou a nível de sessão de usuário. Uma vez informados os campos, clique em Salvar.

epm1

  1. Clique na aba Flow.
  2. No painel, clique no botão Editar, à direita.
  3. Para adicionar a primeira condição, clique em + Add condition. Um painel flutuante aparecerá com todas as condições disponíveis. Selecione Cron Match.

epm

  1. Adicione os campos de verificação da condição (com que frequência a verificação deve ocorrer) e a condição de programação “cron”. Clique em Salvar, na parte inferior do painel. No exemplo, a condição é verificada a cada meia hora e a condição “cron” é “todas as segundas-feiras às oito da manhã”.

Existem muitas referências para verificar a sintaxe de programação “cron”. Por exemplo: Crontab.guru

epm3

  1. Clique no botão + abaixo da condição e selecione Add action para adicionar o microsserviço que será programado. Neste ponto, mais condições poderiam ser adicionadas, caso necessário.
  2. No painel flutuante, selecione o microsserviço que deseja programar. Neste exemplo, “Disco limpo”. Clique no botão Salvar no canto superior direito.

epm4

Neste exemplo, o microsserviço de limpeza de disco foi programado para ser executado todas as segundas-feiras às oito da manhã.

Para ativar a execução periódica deste microsserviço nos dispositivos, também será necessário configurar o Target do fluxo, incluindo os grupos de relatório, os dispositivos ou grupos de dispositivos nos quais a execução é necessária.

Existe também a opção de notificar os usuários sobre a execução do fluxo. Para isso, deve-se ativar a opção e preencher os campos Initial text, Success text e Error text.