Pular para o conteúdo principal
Versão: 24.5

Workspaces

Desde a vista de lista de Workspaces, é possível acessar a lista de dispositivos que compõem a organização. Isso permite organizar, filtrar, buscar e enviar operações aos dispositivos.

Workspaces

Filtrado

As informações que aparecem na tela podem ser customizadas, adicionando ou removendo colunas de informação utilizando o Column chooser e salvando os filtros utilizados para consultas futuras no perfil do usuário.

Opções de filtragem do cabeçalho

Na parte superior da tela, concentram-se ferramentas, ícones para cada atributo, que permitem filtrar a lista com base nos seguintes critérios:

  • Filtrado por tecnologia do dispositivo:
    • Tipo de dispositivo: físico ou virtual
    • Broker de sessões utilizado: Citrix, RDP ou desconhecido
    • Hipervisor: Hyper-V, Nutanix, vSphere, físico ou desconhecido
  • Filtrado por estado do dispositivo:
    • O dispositivo tem notificações ativas.
    • O dispositivo está desligado.
    • O dispositivo está em estado desconhecido para o broker.
    • O dispositivo está em estado OK.

Uma vez selecionado um dispositivo, ou através de uma seleção múltipla, o botão Operações dá acesso a realizar diversas tarefas nos dispositivos como Ações de energia e conexão ou enviar Notificações aos usuários. Você pode consultar os detalhes dessas funcionalidades na seção Ações disponíveis.

Em My Filters também há opções adicionais de filtragem que permitem selecionar dispositivos conforme os aplicativos instalados neles.

Opções de filtragem da listagem

As opções de filtragem para a vista de lista estão disponíveis em Opções de filtragem da lista

Gerenciamento de filtros

Os filtros gerados através das opções da interface podem ser salvos como filtros de usuário e são localizados junto com os filtros predefinidos na opção Meus filtros

Execução de microsserviços

A partir do botão >- é possível executar qualquer um dos microserviços habilitados para a organização que tenham o contexto configurado como Sistema, isso permite a execução dos microserviços com permissões administrativas nos dispositivos. As ações de habilitar, criar, modificar ou excluir microsserviços são realizadas pelo Portal.

Operações disponíveis

Dependendo da visualização de lista a partir da qual o botão Operações é ativado (visualização de lista ou visualização de detalhe), diferentes ações serão acessadas.

operations

Operações a partir da vista de lista

A partir da visão geral de Workspaces, no módulo de Workspaces, as seguintes operações podem ser realizadas sobre os dispositivos filtrados.

Ações de energia e conexão

Agrupa ações que permitem:

  • Ligar: disponível apenas para dispositivos com um broker associado.
  • Desligar o dispositivo.
  • Reiniciar o dispositivo.
  • Forçar desligamento: disponível apenas para dispositivos com um broker associado.
  • Forçar reinício: disponível apenas para dispositivos com um broker associado.
  • Ligar (Wake On LAN): disponível apenas para dispositivos físicos compatíveis e configurados para suportar o acionamento remoto via Wake On LAN.
  • Encerrar sessão do usuário.
  • Forçar encerramento da sessão do usuário.
  • Desconectar a sessão do usuário.

FlexxAgent

Permite atualizar o agente nos dispositivos selecionados para a última versão disponível.

Manutenção (modo drenagem)

Disponível apenas para dispositivos com um broker associado, permite configurar o modo de manutenção (Citrix) ou Drenagem (AVD), que impede o início de sessão de novos usuários nos hosts configurados.

Atualizar as informações do workspace

Permite forçar a atualização dos dados dos dispositivos selecionados sob demanda, sem esperar pela atualização periódica.

Forçar a conformidade normativa

Força a avaliação de conformidade de normas no momento, permitindo avaliar a conformidade no dispositivo após realizar as correções necessárias, sem esperar pelo tempo de atualização configurado nas configurações das normas.

Forçar a atualização de campos personalizados

Força a obtenção dos campos personalizados configurados nas configurações. Esta opção permite realizar a atualização sob demanda, sem esperar pela atualização configurada nas configurações.

Administração remota

Permite executar a conexão remota da Microsoft, entregando um arquivo .rdp ou .rdg. Esta opção só está disponível para ambientes com conexão a assinaturas do Azure Virtual Desktop e com implantação do console Workspaces dentro da mesma assinatura (também requer conectividade no nível de rede Workspaces->Session Hosts).

Assistência remota

Permite iniciar a assistência remota a usuários no modo interativo, que requer consentimento do usuário para ver e tomar controle de sua sessão ou executar a assistência remota não assistida, que permite o acesso administrativo a dispositivos do tipo servidor ou autosserviço que não necessariamente têm um usuário do outro lado da tela.

Tipo de máquina

Permite definir o tipo de dispositivo para o(s) dispositivo(s) selecionado(s), de forma que possam ser organizados em diferentes vistas do console. As opções disponíveis são:

  • Workspace: É o tipo de dispositivo físico que um usuário utiliza. É visível na seção Workspaces.
  • Workspace (Host de sessão do AVD): É o tipo de dispositivo virtual hospedado no Azure Virtual Desktop que um usuário utiliza. É visível na seção Workspaces.
  • Servidor: É o tipo de dispositivo físico ou virtual que serve a múltiplos usuários da organização ou à sua infraestrutura. É visível na seção Servers.
  • Oculto: Permite esconder um dispositivo de todas as listagens.

Notificações

Permite enviar notificações aos dispositivos selecionados, podendo ser notificações do tipo pop-up ou que reservem uma área da tela.

Mudar grupo de reporte

Esta opção permite mudar os dispositivos selecionados de grupo de relatório, ao realizar a mudança será aplicada a configuração do grupo de relatório destino, o que inclui:

  • Configuração da assistência remota.
  • Usuários da organização com acesso e/ou visibilidade.
  • Política de patch associada.

Se o usuário que realiza a mudança do grupo de relatório nos dispositivos tiver acesso a mais de uma organização, também poderá "mover" os dispositivos para um grupo de relatório de outra organização.