Assistência remota
Workspaces inclui ferramentas de assistência remota para que um operador possa acessar de forma eficiente um dispositivo e assuma o controle da sessão do usuário com a finalidade de solucionar problemas e realizar mudanças no sistema.
O operador poderá gerenciar todos os aplicativos que o usuário vê, incluindo aqueles que requerem elevação de permissões, que são iniciados com Executar como administrador ou que são executados sob User Account Control (UAC).
Características
- É compatível com sessões de todo tipo, como de usuários em dispositivos físicos, em VDIs, desktops compartilhados e até em ambientes de aplicações virtualizadas.
- A assistência remota funciona com ou sem proxy.
- Está projetada para cobrir dispositivos de usuário final e dispositivos que não têm um usuário presente, como servidores ou dispositivos tipo quiosque de atendimento ao cliente.
- Dá suporte a dispositivos que tenham Windows como sistema operacional.
- Graças às suas opções de configuração, pode ser utilizada para sessões rápidas de assistência remota a usuários e como mecanismo de acesso remoto a dispositivos de infraestrutura, como servidores.
Para minimizar a superfície de ataque, a exploração de vulnerabilidades e manter a segurança do dispositivo, o FlexxAgent não instala nenhum software adicional, por isso não há nenhum serviço "escutando" conexões de entrada. Somente o processo é executado (sem instalação) em tempo real e quando é solicitado a partir do Workspaces.
Tipos de assistência remota
Existem três tipos de assistência remota:
Assistência remota interativa
A assistência remota interativa é direcionada aos usuários finais. Permite que um operador de suporte acesse a sessão do usuário para ver o que está acontecendo na tela ou tome o controle de forma simples. Esse tipo de assistência requer o consentimento do usuário.
Assistência remota não assistida
A assistência remota desatendida permite o acesso aos equipamentos do tipo servidor ou quiosque de autosserviço, onde não há um usuário específico trabalhando.
Quando o operador realiza essa ação, o Workspaces envia a ordem para o FlexxAgent instalar um serviço personalizado da Flexxible, iniciá-lo, configurar uma senha de acesso e informar ao operador, através do console, que a sessão já é acessível com seus respectivos dados de autenticação:
- Session ID: identificador da sessão.
- Password: senha dinâmica que se regenera em cada sessão, não se recomenda armazená-la.
- Download do arquivo de acesso à assistência remota para o operador.
Uma vez ativado o arquivo de acesso pelo operador de suporte, será necessário inserir a senha da sessão para tomar o controle do dispositivo.
Passados 15 minutos desde a finalização da conexão de assistência remota desatendida, já não será possível voltar a utilizar os mesmos dados de autenticação ou o arquivo de acesso. O serviço será desativado do dispositivo e a senha da sessão terá expirado.
Assistência remota dinâmica
A assistência remota dinâmica permite que um operador aja em um dispositivo, independentemente de o usuário ter uma sessão ativa naquele momento ou não.
Quando uma assistência remota dinâmica é iniciada, o FlexxAgent verifica as sessões ativas no dispositivo, se houver alguma, inicia o processo de assistência remota interativa; caso contrário, se não houver nenhuma sessão de usuário ativa, desencadeia o processo de assistência remota desatendida, permitindo que o operador acesse o dispositivo para realizar tarefas de manutenção, inclusive utilizando outras contas de usuário para iniciar sessão, sem interferir na sessão ou dados do usuário.
Quando um dispositivo estiver configurado para receber assistência remota dinâmica, o operador não terá a opção de iniciar um processo de assistência remota desatendida em nenhuma sessão do dispositivo a partir da vista de Sessões
.
Para receber assistência remota dinâmica é necessário que o dispositivo que recebe a assistência tenha instalada a versão 24.9.2 ou superior do FlexxAgent.
Embora o grupo de relatório ao qual pertence o dispositivo tenha sido configurado para receber assistência remota dinâmica, o Workspaces mostrará as três opções de início da assistência remota: interativa, desatendida e dinâmica. Nesse caso específico, o operador não poderá ativar a assistência remota interativa ou desatendida. Se o fizer, o Workspaces exibirá uma mensagem de erro.
Requisitos para realizar uma assistência remota
- O dispositivo onde se recebe a assistência remota deve ter instalado FlexxAgent 23.7 ou superior (24.9.2 ou superior para a assistência remota dinâmica).
- Conectividade dos dispositivos para https://ras.flexxible.com, através da porta TCP 443.
Se o FlexxAgent for reiniciado durante uma assistência remota, esta será interrompida.
Configuração
Para que um dispositivo possa receber assistência remota, deve estar configurado a partir da Configuração do FlexxAgent (Assistência Remota) do seu grupo de relatório. A partir daí, pode-se escolher a que tipo de assistência remota os dispositivos poderão acessar.
Ativação
Uma vez realizada a configuração, do lado do suporte, quando se quiser ativar a assistência remota em um dispositivo, deve ser feito a partir do módulo de Workspaces
, selecionando previamente o dispositivo ao qual se deseja dar assistência. Nível 1
-> Operações
-> Assistência Remota
. E em seguida escolher o tipo de assistência remota que se deseja oferecer: interativa, desatendida ou dinâmica.
A operação de assistência remota pode ser ativada tanto a partir da visualização Sessões
quanto a partir do Workspaces
.
Quando o operador lança a solicitação de Iniciar a assistência remota
, o FlexxAgent lança um processo (com as permissões do usuário) no dispositivo e notifica o usuário.